BOA LEITURA!

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG.

Como criar um ambiente de estudos adequado em casa

Ter um espaço exclusivo para estudar em casa é o ideal para as crianças e os adolescentes melhorarem o rendimento escolar e otimizarem o tempo das suas atividades. Além disso, os estudantes conseguem se concentrar melhor, já que um local organizado evita as dispersões. Por isso, quer algumas dicas para criar um bom ambiente de estudos em casa? Encontre um espacinho em seu lar e confira o post que fizemos!


Tenha uma mesa

A primeira dica é disponibilizar para o seu filho uma mesa ou escrivaninha para estudar. Nela, organizem juntos o material de estudos, como cadernos, bloquinhos, lápis, canetas e livros. Dessa forma, você evita que seu filho sente-se no sofá ou na cama e que tenha preguiça de ler as matérias ou de fazer os resumos. É importante que a mesa seja confortável para o apoio dos braços e que tenha uma cadeira com encosto, evitando desconforto e má postura.


Mantenha tudo limpo e organizado

Claro que o seu filho pode deixar esse espaço com a cara dele! O mais importante é deixar tudo sempre organizado e limpo. Assim, o ambiente ficará agradável e será mais fácil encontrar as coisas das quais ele precisa no momento de estudar. O local tem que chamar a atenção e dar aquela vontade de ficar por lá!

Outra dica de organização: se você notar que há itens que não são usados e que só atrapalham, tire-os de perto! É o caso de aparelhos eletrônicos que não têm utilidade durante os estudos e até mesmo de objetos que pareciam ser úteis, mas que estão lá apenas ocupando espaço.

Por fim, utilize uma pasta para guardar todos os papéis e anotações, sem deixá-los espalhados pela mesa. As pastas do tipo “sanfona” são ótimas para separar materiais, como resumos e exercícios.


Tenha um calendário por perto

Ter um calendário à vista é essencial para manter os estudos em dia. Por isso, adquira ou monte um bem legal com seu filho, utilizando cores, formas interessantes e letras grandes. Em seguida, coloque-o no ambiente de estudos; assim, ele chamará a atenção do estudante para o que deve ser feito no dia e durante a semana. Ah, lembre-se de que o planejamento deve ser realista, considerando o que realmente dá para fazer no tempo estipulado!


Garanta uma boa iluminação

O local de estudos deve ter uma boa iluminação, pois dessa forma evita-se cansaço e dores de cabeça. O ideal é que haja luz natural ou, se o lugar for utilizado no período da noite, uma luminária com luz agradável, próxima aos livros e cadernos. Assim, o ambiente será agradável, levando a um melhor rendimento de quem o usa!

Lembre seu filho que também é importante fazer intervalos para se alongar, comer, ir ao banheiro… Se preferir, ele pode até colocar uma música de fundo. Afinal, estudar é ótimo, ainda mais se o ambiente for confortável e gostoso!

Gostou dessas dicas para criar um bom ambiente de estudos para seu filho ou filha? Continue ligado no blog do COC para ler mais posts como esse.


Informações: Sistema COC de Ensino


8 visualizações

Unidade de Campo Grande

(27) 3336-2293

Rua Mário Passos Costa, s/n - Campo Grande, Cariacica - ES

Unidade de Jardim América

(27) 3336-6171

Rodovia BR 262, 2001 - Jardim América, Cariacica - ES

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

© 2019 Todos os direitos reservados. Criado por MRKTZE