top of page

Dica: Demais ou De Mais? Qual a diferença?



Algumas palavras da língua portuguesa podem nos deixar inseguros. Além de perder alguns pontos na redação, escrevê-las errado ainda pode comprometer o entendimento da mensagem. É o caso das expressões de mais e demais, que por conta de um espacinho, assumem sentidos distintos. Mas para ajudar você com suas dúvidas, nós explicamos as diferenças entre ambas e também formulamos uma revisão simples para você não errar mais! Vamos lá?


De mais

As palavras de mais, separadas, formam uma locução adjetiva que se refere ao substantivo que acompanha. Por isso, a expressão possui o sentido contrário a “de menos”. Acompanhe alguns exemplos:

  1. Você acha que eu usei imagens de mais durante a apresentação do nosso projeto?

  2. Não entendi porque todos estão elogiando esse filme; o enredo não tem nada de mais.

  3. Não precisa se preocupar, eu só estou cansada, não aconteceu nada de mais.

Demais

Já a palavra demais, sem separação, pode desempenhar três papéis gramaticais distintos. Entenda. A palavra demais pode ser usada como um advérbio de intensidade. Nesse caso, a palavra adjetiva um verbo e dá o sentido de “excesso”. Confira alguns exemplos:

  1. Ela escreveu demais na redação, por isso não teve tempo de transcrever todo o texto para o gabarito.

  2. Victoria está sem voz porque gritou demais ao assistir o show ontem à noite.

  3. A palavra demais também pode ser usada como um substantivo. Acompanhe:

  4. Aos demais, foi solicitado o preenchimento da lista de presença.

  5. Enviei os convites aos demais por e-mail.

Por fim, a expressão demais também pode exercer o papel de adjetivo ou pronome indefinido, aproximando-se do sentido de “os outros”. Acompanhe:

  1. O palestrante solicitou apenas a presença do corpo discente da universidade. Os demais presentes foram orientados a sair da sala.

  2. O professor conversou com seu aluno e compreendeu as dificuldades e demais motivos para tantas notas baixas.

Ademais

É importante lembrar que a palavra ademais existe e também está ortograficamente correta na língua portuguesa. No entanto, apesar da sua semelhança, ela apresenta outro sentido, que é diferente dos que já observamos acima.

A palavra ademais é um advérbio, e seu sentido se aproxima da expressão “além disso” ou de “aliás”. Vamos dar uma olhadinha em mais alguns exemplos?

  1. Preparar-se para as perguntas do Enem é fundamental. Ademais, também é importante estar ciente das regras citadas no manual do candidato.

  2. Não há motivos para preocupações. Ademais, o plano está indo conforme o esperado.

  3. Resolver esse problema é crucial. Ademais, é importante focar em novas soluções até a próxima semana.

E aí, agora ficou fácil, não é mesmo? E para você não errar mais, nós organizamos uma breve revisão. Uma dica bacana é anotá-la em um cartão de estudos ou deixá-la registrada em uma nota adesiva, que você pode deixar perto dos seus materiais de estudo.


Demais → Expressa ideia de “excesso”, “muitos” ou “os outros” De mais → Oposto de “de menos” Ademais → Sinônimo de “além disso” ou “aliás”





bottom of page