top of page

Feriado - As crianças devem estudar em feriados?

Pensando em ajudar a planejar o feriado prolongado das crianças, nós separamos alguns pontos fundamentais que você deve considerar.


O ano letivo conta com uma série de feriados, e nessas datas as crianças ganham folga para ficar em casa. Surge então a dúvida para os pais: “meu filho deve apenas descansar ou pode continuar estudando durante esses dias?” Pensando em ajudar a planejar o feriado prolongado das crianças, nós separamos alguns pontos fundamentais que você deve considerar.

Avalie a situação do estudante

Nos dias anteriores ao feriado, você pode analisar o desempenho escolar do seu filho. Para isso, responda a perguntas como:


Considere também o tempo de duração do feriado; um final de semana prolongado pede uma preparação diferente de uma folga única na quarta-feira.

A partir dessa análise, veja as alternativas possíveis para cada caso:


Boas notas

Se o seu filho tem cumprido o plano de estudos e apresentado boas notas na escola, você tem mais tranquilidade para permitir a ele dispor de um tempo maior para as atividades de que gosta, como jogar videogame, descansar ou passear com os amigos.

Mesmo com essa permissão, você ainda pode manter algumas horinhas do feriado reservadas para a criança rever as matérias e fazer exercícios. Lembre-se de que estudar um pouquinho todos os dias é fundamental para criar o hábito do estudo e manter o ritmo.


Notas ruins

Se o seu filho está passando por problemas de aprendizagem e indo mal na escola, o feriado pode ser um momento interessante para ajudá-lo. Como você também estará de folga, sente-se com a criança e revise algumas matérias. Considere também a possibilidade de contratar um professor particular para reforçar os conteúdos em que o estudante apresenta dificuldade.

Porém, não espere que a criança irá aprender tudo o que precisa com muitas horas de estudo no feriado. Para superar o déficit de aprendizado em uma matéria, é necessário propor uma solução a longo prazo. Portanto, não exija que ela estude durante todo o tempo dos dias de folga.


Mantenha o equilíbrio

Procure manter o equilíbrio e não exagerar para nenhum dos lados. Não é preciso permitir que o seu filho se desligue completamente da escola, nem exigir que ele passe o tempo todo estudando. Entre os dois extremos, há uma opção intermediária que combina um pouquinho de dedicação aos estudos com o merecido descanso no feriado.


Siga o que a escola propôs

A escola possui um planejamento completo para o ano letivo do seu filho, o que interfere no que os professores deixam como tarefas para o feriado, como:


Dever de casa

O mais indicado é combinar com a criança que ela finalize todo o dever de casa logo no início. Por exemplo: se o feriado emendar quinta e sexta-feira, incentive-a a fazer as tarefas na quarta à noite ou na quinta logo pela manhã. Depois de tudo pronto, ela pode descansar e aproveitar um pouco mais a folga. Deixar tudo para o domingo à noite, por exemplo, é mais complicado. Entenda que a criança já estará cansada nesse momento e fará as tarefas sem muita dedicação.


Provas

O calendário escolar também pode agendar provas para os dias logo após o feriado. O esperado é que a criança estude um pouquinho a cada dia e não deixe para revisar toda a matéria logo antes dos testes. Porém, se houver a necessidade, reserve algumas horas a mais para os estudos e ajude o seu filho com as principais dúvidas.


Outras considerações importantes

Ainda há outras considerações a se fazer antes de planejar o feriado da criança, como:


Viagens em família

Se houver um problema muito grande com o desempenho escolar do seu filho, você pode pensar em cancelar a viagem e dedicar o tempo a ajudá-lo. Se não for o caso, vá sem sentir culpa! Utilize os smartphones ou tablets para ajudar a criança a ler algo e estudar um pouquinho durante os momentos de pausa entre um passeio e outro.


A importância do descanso

O descanso e a realização de outras atividades – como passear e brincar – também são importantes para o seu filho. Ter um tempinho de folga irá ajudá-lo a fixar os conteúdos vistos na escola e recarregar as energias para voltar mais disposto para os estudos.


Diferentes formas de estudo

“Estudar” não precisa se restringir apenas ao ato de ler a apostila e fazer os exercícios. É possível aprender com outras atividades educativas durante o feriado, como:


Planeje com antecedência os feriados, folgas e férias do seu filho! O ideal é que ele descanse, passeie ao ar livre, saia com a família e brinque com os amigos; tudo enquanto continua aprendendo.

Planeje com antecedência os feriados, folgas e férias do seu filho! O ideal é que ele descanse, passeie ao ar livre, saia com a família e brinque com os amigos; tudo enquanto continua aprendendo.


bottom of page