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Foto do escritorColégio Lusíadas

ENSINO BILÍNGUE NA INFÂNCIA FACILITA A FLUÊNCIA EM OUTRO IDIOMA

Estudando em uma escola bilíngue desde as séries iniciais, aos 11 anos, Yasmin já assiste séries americanas sem legenda e canta músicas em inglês



Aluna Lusíadas - Yasmin

Aos 11 anos, Yasmin chega da escola e logo liga a televisão para ver um de seus programas favoritos, a série adolescente americana Teen Wolf. Antes do episódio começar, ela se apressa para pegar o controle da TV a cabo para tirar a legenda em português. É assim, no idioma original, que a estudante gosta de assistir ao programa. Resultado de quatro anos estudos em uma escola bilíngue.

A aluna tem contato diário com o idioma inglês desde as séries iniciais do ensino fundamental. A escolha de apostar em uma educação bilíngue desde cedo partiu dos pais de Yasmin, o casal Adevaldo e Juliana Carvalho. Eles afirmam que o investimento vale a pena, principalmente, ao notar a evolução de comportamento da filha no dia a dia, dentro de casa.

“Todo mundo sabe como é importante ter um segundo idioma, e a nossa escolha foi inserir nossa filha desde o início da alfabetização. Hoje, ela consegue entender e formular frases em inglês tranquilamente. Seria um sonho se todos os pais pudessem dar esse tipo de formação aos seus filhos desde cedo”, reforça o pai da estudante.

Uma pesquisa do Conselho Britânico, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e educacionais, e que atua no Brasil há 60 anos, revela que apenas 1% dos brasileiros é realmente fluente em inglês. Outros 4% se relacionam com a língua em estágios inferiores ao da fluência plena.

Aposta no lúdico

No Colégio Lusíadas, onde Yasmin estuda, em Cariacica, os estudantes têm a mesma carga horária (cinco horários semanais) de aulas de língua portuguesa e inglesa. Segundo o professor de inglês e diretor pedagógico da escola, Sylvio Olávio Conti Jr., a diversão é sempre uma ótima aliada no momento de introduzir novos conhecimentos aos pequenos, e no ensino de uma segunda língua não poderia ser diferente.

“Jogos, atividades artísticas, músicas e brincadeiras, tudo que há de lúdico colabora para a introdução de um outro idioma na vida das crianças, de forma leve e de fácil assimilação”, adianta o diretor pedagógico. Ele explica ainda que o ensino de um segundo idioma é baseado em quatro habilidades básicas: reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar).

“Temos uma ênfase maior no ‘ouvir’ e no ‘falar’, e as crianças têm contato com o idioma durante todo o momento da aula. Por serem muito novas, o ler e o escrever vêm com o tempo, de forma automática e dentro da evolução natural do ensino”, explica o professor.

Vantagens

Muitas famílias ainda temem que a formação bilíngue crie uma confusão na mente das crianças expostas a outros idiomas já nos primeiros anos de vida. No entanto, segundo especialistas, a educação bilíngue estabelece uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Os pais de Yasmin concordam com esta avaliação. “As crianças têm uma facilidade muito maior do que os adultos de absorverem conhecimento. A gente costuma dizer que a cabecinha deles ainda está vazia, e isso ajuda a aprender mais rápido”, pondera Adevaldo.

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